TOXICOLOGIA INDUSTRIAL - Um guia prático para prevenção e primeiros socorros.
NOTA DO AUTOR
As atividades operacionais nas diversas áreas da indústria química, petroquímica e do petróleo caracterizam-se por riscos de acidentes ecológicos e impactos ambientais, além de múltiplas possibilidades de exposições ocupacionais do trabalhador a agentes tóxicos.
Assim, é fundamental que as empresas tenham uma política de proteção ambiental, onde a preservação do meio ambiente seja motivo de atenção constante. Em todos os projetos devem ser realizados estudos de impactos ambientais, para que sejam minimizadas as agressões aos ecossistemas, visando a manutenção de um padrão de qualidade do ar, das águas e do solo.
Face aos riscos inerentes à saúde do homem nessas diversas atividades, é primordial uma política de saúde para os empregados, com programas de toxicologia industrial, de educação para a saúde, para situações de emergências, e uma Norma de Saúde com diretrizes, procedimentos e exames médicos ocupacionais.
Dentro desses programas, destaca-se a necessidade da informação toxicológica para os expostos e para os gerentes, que é a premissa básica para a prevenção dos riscos na exposição às substâncias químicas nos locais de trabalho.
Este livro aborda a Toxicologia Industrial, objetivando a disseminação do conhecimento toxicológico, para que ele seja levado às pessoas potencialmente expostas e àquelas que têm nível de decisão para mudanças.
Roberto Góes
AGRADECIMENTOS
Aos colegas das áreas de saúde ocupacional, recursos humanos, higiene industrial, química e engenharia, que contribuíram para esta edição, nossos agradecimentos.
PREFÁCIO
O homem da caverna, possivelmente, foi o primeiro a sofrer injúrias respiratórias, após a descoberta e o uso do fogo na combustão de matérias disponíveis.
O conhecimento dos efeitos tóxicos provocados pelas substâncias químicas foi adquirido pelo homem desde a antiguidade. Tal conhecimento dizia respeito aos compostos existentes nos reinos vegetal, mineral e animal e estava relacionado aos episódios agudos e letais.
Passaram-se séculos, e, atualmente, milhares de substâncias químicas estão disponíveis e presentes diuturnamente na vida do homem, no campo e nos centros urbanos. As doses quase sempre são pequenas e as exposições ocorrem a longo prazo, possibilitando interações químicas no ambiente e no organismo humano.
As discussões, o planejamento e a execução de programas voltados aos problemas de interesse da toxicologia exigem a participação efetiva de profissionais com formação em áreas distintas, mas que venham a colaborar com seus conhecimentos específicos, enriquecidos pelo domínio de noções básicas em toxicologia.
É necessária a disponibilidade de textos de fácil leitura e que possam oferecer informações essenciais, inclusive aquelas de cunho técnico-científico.
Este livro nos oferece os requisitos acima apresentados, discorrendo sobre o tema toxicologia industrial. Nele estão inseridos conceitos básicos de toxicologia, informações quanto às propriedades físico-químicas das substâncias e elementos básicos para a compreensão das interações toxicante-sistema biológico. O autor ainda destaca a monitorização ambiental e a biológica como formas de medição e avaliação de agentes, com o objetivo de estimar as exposições e os riscos à saúde. Uma série de substâncias químicas é catalogada com informações químico-toxicológicas e constitui material didático para eventuais consultas.
O Dr. Roberto Charles Silva Góes, autor de várias obras, traduz neste livro a experiência acumulada há 15 anos como médico do trabalho, tendo atuado neste período em várias empresas químicas, petroquímicas e do petróleo.
Através desta publicação, ele contribui mais uma vez, de forma significativa, para a disseminação de conhecimentos em Toxicologia Industrial e para expandir em língua portuguesa o restrito acervo desta área.
Paulo Eduardo de Toledo Salgado Prof. Dr. da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Araraquara - SP
APRESENTAÇÃO
Este livro teve sua origem na apostila Petrobras — Toxicologia do Refino do Petróleo, que, ao longo dos últimos anos, serviu de referência para os profissionais de saúde da Companhia e demais empregados, tendo sido inclusive adotada em diversos cursos de graduação e pós-graduação na área de Segurança e Saúde no trabalho.
O autor, médico do trabalho na Petrobras, atualmente exercendo suas atividades na Refinaria Landulpho Alves de Mataripe — RLAM, aceitou o desafio de transformar aquela publicação interna em um livro acessível a toda a comunidade de Segurança Industrial e Saúde Ocupacional, o que fez com muita propriedade. Após minuciosa revisão e ampliação dos textos originais, o presente livro tornou-se um precioso guia prático de toxicologia industrial, capaz de aprofundar os conhecimentos nesta área.
Inicialmente, são apresentados os conceitos básicos de toxicologia, fundamentais para a compreensão da toxicocinética e toxicodinâmica dos produtos e substâncias químicas. A segunda parte descreve as características toxicológicas das principais substâncias e produtos químicos encontrados nas indústrias química, petroquímica e do petróleo.
A leitura do livro TOXICOLOGIA INDUSTRIAL é agradável e objetiva, atendendo plenamente às necessidades de médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de segurança do trabalho e outros trabalhadores que necessitem de mais informações sobre as substâncias e produtos químicos que manipulam no dia-a-dia de suas atividades.
A Petrobras sente-se honrada e gratificada em co-editar a publicação deste trabalho através do programa de Editoração de Livros Didáticos do seu Serviço de Recursos Humanos, uma iniciativa que busca estabelecer uma bibliografia de consulta permanente para seus profissionais e gerentes, bem como retornar à Sociedade o investimento e a confiança depositados em suas atividades.
Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras
Serviço de Recursos Humano
Arquivos disponíveis em breve.
Copyright © 2019 Pericial Consultoria – todos os direitos reservados.